Notícias
Alunos de Direito aprendem na prática com o Conheça o Judiciário
16/03/2012 - 17:56
Esta notícia foi acessada 152 vezes.


Hoje observamos na prática o que é ensinado na teoria, em sala de aula". Foi assim que Érico Fathi definiu a tarde no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Cerca de 40 alunos do sexto e sétimo semestre da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, nesta quinta-feira (15), do projeto Conheça o Judiciário.
Com o slogan "Um Meio Legal de Entender a Justiça", o projeto visa permitir que os participantes adquiram conhecimentos práticos a respeito do funcionamento da justiça estadual, criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, tornar possível à população conhecer a realidade do Tribunal de Justiça, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.

A palestrante do Projeto e diretora do Departamento de Relações Públicas, Marilda Silveira Camargo, explicou como funciona o judiciário, enfatizando sua missão, visão e valores. Além disso, ressaltou que, para o funcionamento da justiça, é importante entender a organização geral do Poder Judiciário. "Receber estes acadêmicos é muito importante, pois eles são o futuro do judiciário e dos órgãos essenciais da justiça. É necessário levar conhecimento sobre o TJMS para a sociedade de modo geral".

Um dos professores que acompanhou os alunos, Ulisses Duarte, conta que aproximar o Poder Judiciário das universidades é de grande valia. "Os acadêmicos ainda têm uma visão muito superficial de como funciona o Poder Judiciário. Este projeto ajuda na melhoria do conhecimento, para tornar as coisas mais claras", diz Duarte.

Ao final dos esclarecimentos sobre o funcionamento da Justiça, os acadêmicos de Direito seguiram para a sessão da 5ª Câmara Cível, onde muitos tiveram a oportunidade de ter o primeiro contato com os julgamentos de 2º grau. "Eu não conhecia as instalações do TJMS e esta é a primeira vez que eu participo de uma sessão de julgamentos da área cível. Isso também é muito importante porque já vou saber como funciona este segmento, antes mesmo de me tornar advogado", conta Érico Fathi.

O presidente da 5ª Câmara Cível, desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, saudou os alunos e, antes de dar inicio à sessão, aproveitou para explicar como funcionam os julgamentos de 1º e de 2º grau. Ao final, o desembargador se disponibilizou para esclarecer as dúvidas dos acadêmicos.

Projeto na Internet - Outro aspecto bastante abordado durante a palestra foi o acompanhamento do TJMS com a tecnologia. Atualmente, o projeto Conheça o Judiciário pode ser acompanhado por meio de uma página na internet e um perfil no Facebook. Além do agendamento, é possível saber o calendário da programação, ver a galeria de fotos, os vídeos referentes ao projeto, fazer download de manuais e cartilhas, conhecer o material publicitário utilizado da campanha, além de se inteirar com as notícias e acessar os endereços de contato.

O motivo para esta migração é simples. "As redes sociais vêm para aumentar a visibilidade e a informação. Temos que fazer destes recursos aliados da Justiça", explica Marilda. O professor Ulisses Duarte também compartilha da mesma opinião. "O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul tem evoluído de uma maneira acelerada desde sua fundação, pois os recursos disponíveis são modernizados o mais rápido possível. Hoje, o TJMS tem um dos melhores avanços do país em termos de tecnologia. O judiciário faz de tudo para acompanhar a época em que vivemos", ressalta.

Quem deseja conhecer o projeto basta acessar www.facebook.com/conhecaojudiciario ou www.tjms.jus.br/conheca, clicar em agendamento e preencher o formulário.




Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé