Notícias
Projeto que aproxima Judiciário da população será lançado dia 10
10/11/2011 - 08:00
Esta notícia foi acessada 157 vezes.


Em questões que envolvem a justiça é comum que ocorram alguns enganos e algumas confusões como "o juiz dá um parecer", quando na verdade ele decide. Não é difícil também encontrar alguém que acredite que a polícia é um órgão do Poder Judiciário, mas na realidade a polícia compõe o Poder Executivo.

Para evitar enganos como esses e esclarecer dúvidas quanto ao trabalho, funções e atividades da justiça estadual, o Tribunal de Justiça de MS lança na próxima quinta-feira (10) o Projeto "Conheça o Judiciário". A proposta atende também a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.

Assim, com o slogan "Um Meio Legal de Entender a Justiça", a intenção do Projeto "Conheça o Judiciário" é cumprir a meta e, ao mesmo tempo, aproximar o judiciário da sociedade, além de permitir que os participantes adquiram conhecimentos práticos a respeito do funcionamento da justiça estadual, criar canais efetivos de comunicação com a sociedade e tornar possível à população conhecer a realidade do Tribunal de Justiça, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.

Na solenidade de lançamento, que será realizada às 19 horas, no plenário do Tribunal Pleno, haverá a palestra "Poder Judiciário e os futuros operadores do direito", proferida pelo presidente do TJMS, Des. Luiz Carlos Santini aos acadêmicos do curso de Direito. Entre as ações do projeto estão previstas visitações aos órgãos do Poder Judiciário, divulgação nas mídias impressa, falada e televisiva; palestras ministradas pela Secretaria da Escola do Servidor (SES); convênios com escolas, disponibilização de outdoors em diferentes pontos da Capital, utilização de busdoor; distribuição de cartilhas, entre outros.




Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé