Notícias
Estudantes participam do Conheça o Judiciário em Miranda
28/05/2012 - 15:57
Esta notícia foi acessada 316 vezes.


Com o slogan "Um Meio Legal de Entender a Justiça",  em novembro de 2011, o Tribunal de Justiça lançou o projeto Conheça o Judiciário. A ideia é aproximar cidadão e justiça, garantir interação com a sociedade, permitir que os participantes adquiram conhecimentos práticos a respeito do funcionamento da justiça estadual.
 
Mesmo com lançamento na Capital, a iniciativa está sendo desenvolvida nas comarcas do interior. Assim, na última semana, os juízes Luiz Felipe Medeiros Vieira e Marcel Henry Batista de Arruda receberam a visita de alunos do 3º ano da Escola Adventista de Miranda para conhecer as dependências do fórum e o trabalho desenvolvido por juízes e servidores de Miranda.
 
Acompanhados da professora Cristine Febronia e do diretor Cleberson Henique Mateus, os alunos  foram encaminhados para o plenário do Tribunal do Júri para uma palestra sobre o funcionamento do Poder Judiciário e especificamente do Fórum de Miranda. De forma didática, o juiz Marcel explicou como são realizados os julgamentos no Tribunal do Júri.
 
As crianças indagaram sobre o funcionamento do processo, como ingressar na carreira da magistratura, pediram informações sobre as dificuldades da profissão de magistrado e realizações no exercício da função.
 
Após a palestra, juízes e estudantes realizaram julgamento simulado de réu acusado de "bullying":  os magistrados ressaltaram como ocorre o problema e suas consequências. As crianças participaram ativamente do julgamento simulado na condição de jurados, promotor e defensores.
 
Terminado o julgamento, os estudantes conheceram as instalações do fórum - visitando cartórios, gabinetes e salas de audiência - e conversando com os servidores sobre como é o trabalho desempenhado. Os juízes mostraram para as crianças um processo físico e um digital.
 
Saiba mais - A proposta do projeto Conheça o Judiciário é tornar efetivos os canais de comunicação com a sociedade, permitir à população conhecer a realidade do Poder Judiciário, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.
 
O projeto cumpre também a Meta 4 do Judiciário Nacional para 2011, que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé