Notícias
Conheça o Judiciário: Universitários visitam Tribunal de Justiça
05/06/2012 - 18:03
Esta notícia foi acessada 463 vezes.


Uma oportunidade de desmistificar a imagem que se tem acerca do Poder Judiciário. Este foi o principal objetivo da visita de 80 estudantes de Direito, dos cursos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL), ao Tribunal de Justiça nesta terça-feira (5), participando do projeto Conheça o Judiciário.

Os universitários  foram recepcionados com uma palestra sobre o funcionamento e a estrutura do Tribunal de Justiça, visitaram as instalações do Memorial do Poder Judiciário e assistiram a uma sessão de julgamento da 3ª Câmara Cível.

De acordo com o professor Rodrigo Correa do Couto, da Facsul, os efeitos práticos da visita poderão ser sentidos de imediato, pois, nos cursos de Direito as aulas são teóricas e o aluno fica muito afastado da prática.

"A visita foi esclarecedora porque permitiu desmistificar conceitos e ideias. Muitos acreditavam que o judiciário brasileiro funciona nos moldes de americano e esta imagem equivocada acabou com a palestra, a visita ao memorial e a sessão da 3ª Câmara Cível. Não há dúvidas que a visita foi muito boa", disse ele.

Para Karen Bueno, professora da UCDB, a visita aproxima os alunos da realidade, da prática. Ela garante que os estudantes têm uma falsa ideia de distanciamento da justiça com o cidadão.

"Eles não diferenciam os peradores do Direito porque, em geral, os cursos têm dificuldade em mostrar a realidade. Visitas como esta tornam-se estímulo ao estudo do Direito. Alguns ficam tão estimulados que é perceptível que se vêem atuando; eles imaginam como será quando estiverem atuando. A justiça está de parabéns por desenvolver uma iniciativa como o projeto Conheça o Judiciário", comentou a professora.

Fotos - As fotos da visita dos acadêmicos da FACSUL e da UCDB já estão disponíveis no Flickr do TJMS. Confira no link http://www.flickr.com/photos/galeriatjms/.

Saiba mais - Com o slogan "Um Meio Legal de Entender a Justiça", o projeto visa criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, tornar possível à população conhecer a realidade do TJMS, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.
 
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar www.tjms.jus.br/conheca, clicar em agendamento e preencher o formulário.
 
Visite a página do Conheça no face: www.facebook.com/conhecaojudiciario.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé