Notícias
Conheça o Judiciário: Universitários participam do projeto no TJMS
26/06/2012 - 17:58
Esta notícia foi acessada 417 vezes.


Aproximadamente 80 alunos das universidades UFMS e Estácio de Sá estiveram no Tribunal de Justiça na tarde desta segunda-feira (25) para uma visita às dependências do Poder Judiciário, além de fazer parte do Projeto Conheça o Judiciário.
 
Durante a visita, os universitários assistiram a uma palestra com a diretora da Secretaria de Comunicação Social, Marilda Silveira Camargo, que explanou todo o funcionamento da justiça estadual, inclusive apontando as diferenças entre primeiro e segundo graus, comarca, circunscrição, além de apontar números expressivos da atuação da magistratura de MS.
 
Depois de receberam um kit com três cartilhas e assistirem a um vídeo institucional, os estudantes participaram da sessão ordinária da 1ª Câmara Criminal, onde foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Des. Dorival Moreira dos Santos.
 
Depois do lançamento do Projeto Conheça o Judiciário, em novembro de 2011, frequentemente o TJMS vem recebendo a visita de estudantes, principalmente das universidades, interessados em aprender o que é e como funciona a justiça sul-mato-grossense.
 
Para Caique Ribeiro Galícia, professor das disciplinas Processo Penal e Recursos em Processo Penal, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que acompanhou os alunos do 7º semestre durante a visita, a experiência permite aos alunos ver como funciona na prática o que eles estudaram na teoria, durante todo o semestre.
 
Outra a elogiar a iniciativa da proposta é Gislaine Esther Lubas Moreira Moura, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio de Sá. Para ela, essa oportunidade aproxima futuros operadores do Direito do Poder Judiciário ao oportunizar a parte prática, em contraste com a teórica, e essa vivência profissional se reflete em conhecimento até no exame da Ordem.
 
Saiba mais -  Com o slogan "Um Meio Legal de Entender a Justiça", o Projeto Conheça o Judiciário visa criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, tornar possível à população conhecer a realidade do TJMS, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.
 
Os interessados em agendar visitas podem acessar o portal do TJMS (www.tjms.jus.br/conheca) clicar em agendamento e preencher o formulário.
As fotos da visita estão disponíveis no Flickr do TJMS (http://www.flickr.com/photos/galeriatjms/).



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé