Notícias
TJMS entrega van do Juizado do Trânsito em Corumbá nesta quinta
26/02/2014 - 16:31
Esta notícia foi acessada 781 vezes.


Nesta quinta-feira (27), às 10 horas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul implantará o Juizado de Trânsito na Comarca de Corumbá. A inovação será efetivada com a entrega de uma unidade móvel em uma solenidade no Fórum daquela cidade, para a qual já confirmaram presença o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente do TJMS, e o Des. Marco André Nogueira Hanson, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais.
 
No início deste mês, quatro unidades foram entregues na Capital, comarca que possui a 9ª Vara do Juizado Especial ? Trânsito. Ressalte-se que nas vans do Juizado do Trânsito os atendimentos são feitos no local do acidente, com a presença de um conciliador, que faz o levantamento necessário para a elucidação e solução do conflito, em âmbito cível.
 
Quando há conciliação, lavra-se o Termo para posterior homologação. Se não houver acordo e a parte manifestar interesse por ação destinada à composição de danos, o conciliador marca a audiência de instrução e julgamento e intima a parte, no mesmo ato. Uma facilidade para os envolvidos em acidente de trânsito.
 
Dados dos anos de 2012 e 2013 fornecidos pelo comandante do 6º BPM de Corumbá, mostram que  o trânsito em Corumbá é preocupante. Em 2012 foram 424 acidentes com danos e 375 com vítimas. Em 2013 foram 245 acidentes de trânsito com danos e 330 com vítimas.
 
Embora se perceba uma pequena redução nos números, necessário lembrar que nem todos os acidentes de trânsito chegam até a justiça, pois em muitos casos as partes resolvem a situação sem acionar a polícia ? apenas arcando com os números.
 
Outra novidade que beneficia os envolvidos em acidentes de trânsito é a criação de uma Central Telefônica, que irá operar em todo o Estado pelo número 159. Ao receber um chamado, da capital ou interior, a Central identificará a unidade móvel mais próxima do acidente para atendimento. O novo sistema garantirá mais agilidade no atendimento das solicitações.
 
A solenidade para entrega da unidade móvel será na Rua 21 de Setembro, 1.623, bairro Aeroporto, e são esperadas autoridades de Corumbá e das comarcas próximas.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé