Notícias
Quase 750 pessoas foram atendidas pela Justiça Itinerante em Jardim
23/02/2016 - 13:53
Esta notícia foi acessada 826 vezes.


O último sábado (20) foi de muito trabalho na Comarca de Jardim, onde muitas pessoas procuraram o ônibus da Justiça Itinerante, dentro da Caravana da Saúde. No total 184 serviços foram prestados de forma rápida e gratuita. O atendimento começou cedo, às 6h30, e se estendeu até as 18 horas. Este foi o primeiro atendimento em 2016 após o sucesso da Justiça Itinerante no interior durante o ano passado.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Paschoal Carmello Leandro, foi até Jardim e acompanhou o atendimento. Para ele, o Judiciário estadual aproxima-se da população, com um atendimento rápido e gratuito. ?Mais uma vez foi um sucesso a Justiça Itinerante. Na Comarca de Jardim vimos uma grande procura como ocorreu no ano passado nas comarcas do interior do Estado?.

Dos 184 atendimentos, a maioria estava relacionada com casamentos e divórcios. Foram 170 conversões de união estável em casamento, 10 divórcios, uma conversão de separação em divórcio, uma dissolução de união estável e um restabelecimento de sociedade conjugal, além de uma guarda de uma criança.

Para o juiz Cezar Luiz Miozzo, titular da Justiça Itinerante de Campo Grande e diretor do Foro dos Juizados da capital, todo o trabalho foi intenso e todos que compareceram foram atendidos. ?Desde cedo muitas pessoas já estavam esperando. Eram pessoas não só de Jardim, mas de Guia Lopes, Bonito e até da zona rural. O trabalho foi grande, mas não deixamos de atender ninguém?.

Além do ônibus da Itinerante que veio de Campo Grande, outro veículo, cedido pelos Bombeiros, foi usado pela equipe da Comarca de Jardim para o atendimento. A juíza da 1ª Vara e do Juizado Especial de Jardim, Penélope Mota Calarge Regasso, também foi responsável por este atendimento.

Segundo a magistrada, esta foi uma grande oportunidade para a população da região de Jardim receber serviços jurídicos de modo ágil e de qualidade, tudo de forma gratuita. Para a juíza, a grande procura por casamentos reflete as características deste atendimento. ?A grande maioria dos atendimentos realmente foi de conversão da união estável em casamento. Além das pessoas buscarem legalizar situações de fato, acredito que a grande procura se deve ao elevado custo do casamento, principalmente em época de crise. Ali, as pessoas conseguiram casar, sem qualquer custo?, disse Penélope Mota, que contou, ainda, que houve a procura de pessoas das comarcas vizinhas e da área rural. ?O trabalho beneficiou muitos cidadãos na medida em que o Poder Judiciário foi ao encontro das pessoas, oportunizando o acesso à justiça?.

A juíza de Jardim disse ainda que o sucesso do atendimento da Justiça Itinerante na comarca deve-se ao empenho dos envolvidos. ?Este esforço dos servidores de Jardim, da Defensoria Pública e da equipe da Justiça Itinerante de Campo Grande que, juntamente com o Dr. César Miozzo, não mediram esforços para atender todas as pessoas de maneira célere e eficiente, garantiu o êxito do atendimento. Foi muito gratificante ver a felicidade das pessoas que procuraram a Justiça, que tiveram suas pendências resolvidas e também daquelas que pretendiam casar e esperavam há anos por esta oportunidade?.

No próximo mês, a Justiça Itinerante irá para a Comarca de Aquidauana, dentro da Caravana da Saúde. Todos estão convidados para receber serviços judiciais de maneira ágil e gratuita.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé