Notícias
Juizados de MS merecem ser copiados, diz Corregedora Nacional de Justiça
04/03/2016 - 20:17
Esta notícia foi acessada 2081 vezes.


Na tarde desta sexta-feira (4), a Corregedora Nacional de Justiça e ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, conheceu a estrutura e o trabalho desenvolvido pelos Juizados Especiais da Comarca de Campo Grande. A visita foi um convite do presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Estado de Mato Grosso do Sul, Des. Marco André Nogueira Hanson, e contou com a presença do Des. Paulo Alberto de Oliveira, do juiz-auxiliar da Presidência, Alexandre Antunes, e dos juízes do Juizado Central. A corregedora disse sair da visita com o idealismo renovado.

Nancy Andrighi está em Campo Grande para o 106º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, e aproveitou a oportunidade para conhecer as iniciativas exitosas dos Juizados Especiais sul-mato-grossenses.

Durante a visita, a Corregedora Nacional de Justiça conheceu todos os setores do Juizado Central, tendo gostado muito da forma especial como o cidadão é tratado durante todo o processo, desde o primeiro atendimento até a realização das audiências. ?Encontrei aqui o melhor desenho para esta Justiça. Seja a localização, seja da forma como é conduzido o atendimento, do conforto para o cidadão. Mas fiquei ainda mais impressionada com o avanço tecnológico e, principalmente, com a equipe de juízes vocacionados. Todos se emocionam ao falar da jurisdição dos Juizados Especiais que atende aquilo que se sonha de uma justiça, a de ser uma justiça humanizada?.

Após conhecer as instalações, os magistrados se reuniram com a ministra e discutiram propostas para melhorar o sistema dos juizados. O Des. Marco André Nogueira Hanson explicou os serviços desenvolvidos no âmbito dos Juizados, que faz com que tenha cumprido as Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acima do estipulado durante o ano de 2015.

O Des. Marco André falou da experiência da Justiça Itinerante e do Juizado de Trânsito, serviços que facilitam a vida da população. Além disso, o magistrado contou do projeto Justiça sobre as Águas, que atende os ribeirinhos que vivem às margens do Rio Paraguai, no Pantanal. O trabalho da Central de Processamento Eletrônico, a CPE, também impressionou a ministra.

?A ministra se encantou muito com a nossa CPE e quer conhecer mais de perto o que nós estamos fazendo no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. É um entusiasmo, esta impressão positiva que a ministra nos deixou. Isto nos anima e indica que estamos no caminho certo, que estamos fazendo um trabalho eficiente e estamos produzindo aquilo que nos é pago, ou seja, uma prestação jurisdicional célere?, explicou Nogueira Hanson.

A Corregedora Nacional de Justiça, ao final da visita, disse que irá levar o que viu em Mato Grosso do Sul para servir de modelo para a Justiça brasileira. ?Hoje renovei o meu idealismo com o que vi e ouvi dos juízes deste Juizado Especial. Eu penso que os juizados de Mato Grosso do Sul merecem, e eu darei, no site da Corregedoria, um destaque especial, um aplauso, porque esse exemplo merece ser conhecido para ser copiado em todo país?, disse a Ministra Nancy Andrighi.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé