Notícias
Estudantes de Deodápolis visitam o Poder Judiciário
03/05/2016 - 16:53
Esta notícia foi acessada 2359 vezes.


Na tarde desta terça-feira (3), o Poder Judiciário de MS foi transformado em sala de aula. Pela primeira vez, o programa Conheça o Judiciário recebeu alunos do ensino fundamental e do ensino médio para a visita.  No total 48 estudantes da cidade de Deodápolis viajaram 250 km até a Capital para conhecer os Poderes do Estado. 

Os alunos conheceram as instalações do Tribunal de Justiça, os colegiados de Desembargadores, tiveram uma palestra com o diretor da Secretaria de Comunicação,  Carlos Kuntzel, e o presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, que recebeu os jovens em seu gabinete. Além do Judiciário, os estudantes conheceram os Poderes Executivo e Legislativo.

A iniciativa da visita foi das professoras Márcia Maria Rodrigues Moreira Aires e Rosilene de Oliveira Melo, das disciplinas de Geografia e Literatura, respectivamente, da Escola Estadual XIII de Maio, visando ampliar os conhecimentos dos alunos e o contato com as profissões.

A professora de Geografia explica que os estudantes sempre cobram visitas e passeios. ?A princípio, eles queriam conhecer museus. Mas pensamos que, além deste tipo de local, que também é cheio de informações, seria muito importante que conhecessem quem os governa, quem é responsável por fazer a Justiça e por formular as leis, ou seja, a oportunidade de ver um mundo diferente e poder conhecer outras profissões. Apesar de alguns serem muito novos, a visita abre os horizontes, inclusive para o futuro profissional?.

Os alunos conheceram os plenários Cível, Criminal e do Tribunal Pleno e assistiram à palestra do programa de Comunicação do órgão, destinado a estudantes e à população, com visitas ao Tribunal de Justiça para esclarecer ao público sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. Os jovens de Deodápolis aprenderam como funciona a jurisdição no Estado de MS, podendo identificar as características da comarca de Deodápolis, que é de primeira entrância e ligada a circunscrição de Dourados. 

Ao final, o presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, recepcionou os estudantes no gabinete da presidência. 

?É uma satisfação muito grande recebê-los aqui para conhecer o Poder Judiciário e, inclusive conhecer o meu gabinete e como eu trabalho. Espero que tenham aproveitado bem a visita e que inspiremos alguém a entrar na carreira jurídica, que tem muitas opções e oportunidades, não só a magistratura?, disse o presidente que, também explicou como é atuação dos juízes até chegar a desembargador e como eles atuam no Tribunal.

Os alunos escutaram tudo atentamente e com muito interesse e pelo menos uma estudante garantiu que fará o curso de Direito. Ingride Caroline dos Anjos Moraes está prestes a fazer o vestibular e contou que estava em dúvida entre dois cursos universitários, mas a visita ao Tribunal de Justiça consolidou a escolha: ela fará Direito.

?A oportunidade é muito boa, porque além de termos acesso às coisas que parecem muito distantes de nós, como o funcionamento dos Poderes, podemos conhecer profissões. Essa visita me aproximou mais da faculdade de Direito. É 90% de certeza que vou escolher esse curso?, disse Ingride, garantindo que a visita vai ficar na história.


Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé