Notícias
Conheça o Judiciário: acadêmicos da FCG-FACSUL visitam o TJMS
19/10/2016 - 18:39
Esta notícia foi acessada 1509 vezes.


Na tarde desta quarta-feira (19), cerca de 50 acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Campo Grande (FCG)/Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL) visitaram o Tribunal de Justiça, participando do programa Conheça o Judiciário.

Os acadêmicos acompanharam uma sessão de julgamento do Órgão Especial, 
presidida pelo Des. João Maria Lós e, em seguida, tiveram uma palestra sobre o funcionamento do Poder Judiciário, ministrada pelo coordenador de Suporte dos Plenários, Admilson Pereira Tomé, momento em que puderam aprender um pouco mais sobre a estrutura e composição do Poder Judiciário Sul-mato-grossense. .

A professora e coordenadora do curso, Adriany Barros de Britto, afirmou que a visita dos acadêmicos é obrigatória por permitir que saiam do campo teórico e vejam, na prática, o que aprendem em sala de aula. Adriany disse ainda que essa proximidade é importante para despertar no aluno o interesse pela magistratura.

"Todos são capazes e nós incentivamos apenas para que seja vocacional. Eles estão há 50 dias da conclusão do curso e orientamos para que sigam um caminho que os realize pessoal e profissionalmente".

Segunda a coordenadora, a visita técnica é realizada semestralmente pelos alunos de 10º semestre do curso como parte fundamental da disciplina Estágio Supervisionado. Ela agradeceu a oportunidade oferecida pelo Tribunal de Justiça principalmente aos alunos do curso de Direito.

"Em todos os semestre precisamos sempre de dois dias de visita: um para os alunos FCG e outro para FACSUL, e todas as vezes somos muito bem acolhidos e recebidos nesta Corte".

Os alunos Bianca do Carmo Rezende e Lucas Rezende de Oliveira, ambos com 22 anos e acadêmicos do 10º semestre de Direito, afirmaram que a visita acrescentou muito em suas formações.

Bianca trabalha atualmente no MPF e, já com alguma experiência, diz que se considera apaixonada pela área criminal, mas que a visita a um julgamento cível a fez enxergar um caminho no direito que não conhecia muito bem. Lucas conta que não teve contato nenhum no campo profissional e que as visitas técnicas estão sendo muito importantes para seu esclarecimento profissional.

Saiba mais - Conheça o Judiciário é um projeto as Secretaria de Comunicação do TJMS, destinado a estudantes e população em geral, visando esclarecer sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário Sul-mato-grossense.

Para garantir uma visita é fácil: basta acessar www.tjms.jus.br/conheca, clicar em agendamento e preencher o formulário. Os amantes de mídias sociais também podem curtir o projeto no Facebook pelo www.facebook.com/conhecaojudiciario.

Com o slogan "Um Meio Legal de Entender a Justiça", o projeto visa permitir que os participantes adquiram conhecimentos práticos a respeito do funcionamento da justiça estadual, criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, tornar possível à população conhecer a realidade do Tribunal de Justiça, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.

Na página do Conheça o Judiciário, além do agendamento, é possível saber o calendário da programação do projeto, ver a galeria de fotos, os vídeos referentes ao projeto, fazer download de manuais e cartilhas, conhecer o material publicitário utilizado da campanha de lançamento.


Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé