Notícias
Carreta da Justiça já atendeu mais de 500 pessoas em Antônio João
16/03/2017 - 16:06
Esta notícia foi acessada 551 vezes.


Desde segunda-feira, a Carreta da Justiça está atendendo na comarca de Antônio João. Levantamento parcial do trabalho realizado até meio-dia de quarta-feira aponta um total de 96 atendimentos para mais de 500 cidadãos antônio-joanenses. Desse total, 54 foram realizados somente na terça-feira.
 
O número pode parecer pequeno, porém, para uma cidade de pouco mais de 8.200 habitantes é muito significativo. Importante lembrar que o fato de a unidade móvel estar naquele município esta semana é uma resposta do presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, a um pedido da prefeita Marcia Marques, como parte das comemorações pelos 53 anos do município.
 
Dos atendimentos realizados 21 foram casamentos, isto é, a conversão de união estável ? pessoas que já tinham um convívio matrimonial e desejavam regularizar sua situação civil. Alguns contaram que o casamento foi a realização de um sonho, outros desejavam a regularização porque as suas opções religiosas assim o exigiam para compartilhar a ceia, além de motivos diversos apresentados.
 
Um fato curioso: não houve sequer um pedido de reconhecimento de paternidade ou maternidade, item que sempre está entre os mais solicitados nos locais por onde a carreta passou. A coleta de sangue para exame de DNA também não foi solicitada nenhuma vez.
 
Apesar dos mais de 20 casamentos, havia casais esperando a presença do Poder Judiciário para oficializar o divórcio. Houve também quatro dissoluções de união estável, pedido de alimentos, guarda e visita; dois pedidos de alimentos, apesar da falta de pedido de revisão de alimentos.
 
As homologações de acordo e das audiências cíveis são realizadas pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela Carreta da Justiça. Somente nesses três dias de trabalho, foram mais de 50 consultas distribuídas entre o juiz, a Defensoria Pública e a Promotoria.
 
?O trabalho realizado em Antônio João aproxima o Poder Judiciário do cidadão, principalmente aquele que não tem condições de se deslocar até uma sede de comarca para encontrar na justiça uma solução para seus problemas. A Carreta da Justiça é uma iniciativa inédita no Brasil e estamos motivados a levar para a população o melhor em prestação jurisdicional?, explicou o juiz.
 
A unidade móvel ficará naquele município até sexta-feira e Luiz Felipe já está preparando os processos que estão pautados para o atendimento da carreta em Guia Lopes da Laguna e, posteriormente, Aral Moreira ? as próximas comarcas a serem atendidas.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé