Notícias
Campanha Mulher Brasileira leva atendimento e teatro educativo a Rochedinho
04/04/2017 - 16:35
Esta notícia foi acessada 956 vezes.


Uma peça de teatro em 360 graus, ao ar livre, para uma plateia que será formadora de opinião. Assim foi a manhã dos alunos da escola de Rochedinho, que tiveram a oportunidade de prestigiar a encenação de uma peça sobre violência doméstica.
 
A ação faz parte da campanha Mulher Brasileira, proposta que engloba diversas atividades em prol da mulher e contra toda forma de violência doméstica. Diferentes atividades serão desenvolvidas ao longo do ano visando debater a necessidade de uma mudança de cultura e a conscientização.
 
Para que isso fosse possível, nesta terça-feira (4), das 8 às 14 horas, a Carreta da Justiça esteve em Rochedinho, distrito de Campo Grande, para atender os mais de mil habitantes do local. O juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela carreta, e a juíza Jacqueline Machado, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e titular da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, estiveram lá.
 
Desta forma, a juíza aproveitou a oportunidade para visitar também a escola de Furnas do Dionízio e o assentamento Vale do Sol, onde encontrou Geneci Fátima Farinão Zanini, mulher lutadora de 59 anos que vive com o filho.
 
Depois de ouvir as explicações da juíza sobre a campanha, os esclarecimentos sobre as formas de violência e comprometer-se a denunciar as situações das quais tiver conhecimento, Geneci garantiu que acha esse tipo de campanha uma ótima forma de levar informação.
 
?Acho ótimo, perfeito. É o que as mulheres estão precisando: apoio para perder o medo e saber que tem gente do lado delas. Evitar que sejam prisioneiras, que fiquem em cárcere privado, que saibam que existe ajuda. E, mesmo apesar das ameaças, que enfrentem, ergam a cabeça e recomecem a vida com os filhos?.
 
Jacqueline explicou que a parceria com a Carreta da Justiça foi uma forma de encorajar as mulheres daquela localidade a buscar auxílio. ?Precisamos alcançar as mulheres que sofrem violência ou que consigam levar as informações para as que sofrem qualquer tipo de violência. Sabemos que é um público diferenciado e que não vão fazer fila na Carreta para atendimento, por isso estamos fazendo busca ativa e conversando com as mulheres do distrito, permitindo que tenham as informações?. 
 
Em razão do atendimento direcionado para as causas relativas à violência doméstica, juiz e equipe da unidade móvel ficaram à disposição dos habitantes de Rochedinho para orientações jurídicas e ações restritas a casamento e reconhecimento de união estável.
 
?Acredito ser esta uma parceria importante, porque nos permite ampliar os atendimentos na área em que nossa equipe encontra muitas demandas, que é a de família. Estivemos lá para auxiliar no que fosse necessário?, disse Luiz Felipe.
 
As encenações teatrais serão também apresentadas na Capital, em locais de grande fluxo de pessoas. E mais importante: o teatro é constituído de uma linguagem simples e de fácil compreensão. A próxima será no distrito de Anhanduí, no dia 11 de abril.
 
Campanha ? O Poder Judiciário está engajado, durante todo este ano de 2017, na Campanha ?Mulher Brasileira?, que faz parte da mobilização nacional ?Justiça pela Paz em Casa?, idealizada pela presidente do STF e do CNJ, Ministra Cármen Lúcia.
 
Por isso, o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, conclamou todo o Poder Judiciário, instituições e a sociedade para propagar a cultura da paz dentro de casa e conta com a participação de toda a sociedade para mudar esta realidade que vítima mulheres todos os dias.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé