Notícias
Carreta da Justiça finaliza trabalhos em Tacuru com 75 ações ajuizadas
02/06/2017 - 17:19
Esta notícia foi acessada 561 vezes.


Terminaram nesta sexta-feira (2) os atendimentos na Carreta da Justiça na comarca de Tacuru e os números são expressivos, mostrando que a população daquela localidade estava ansiosa pela presença da justiça para resolver suas demandas.
 
Nos cinco dias de atendimento foram 356 pessoas atendidas e 75 ações ajuizadas. A exemplo de outras comarcas, o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento foram os serviços mais procurados, em um total de 63. Houve ainda sete reconhecimentos de paternidade, porém ninguém buscou a unidade móvel para ações de alimentos, guarda ou visitas.
 
O número de atendimentos, consultas, informações e orientações surpreendeu: foram 80, além de 23 atendimentos da Defensoria Pública. Não foi necessária a coleta de exame para DNA, mas cinco casais esperavam a unidade móvel da justiça para obter o divórcio.
 
No fim de semana, a Carreta da Justiça estará à disposição da justiça eleitoral, já que a comarca de Iguatemi está coordenando a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito a ser realizada em Tacuru neste domingo (4).
 
Após a eleição, os servidores que compõem a equipe do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, que responde pela Carreta da Justiça, farão uma pausa de alguns dias para preparar os processos e serem atendidos nas próximas viagens. Até o início de 2018 serão atendidas as comarcas de Alcinópolis, Douradina, Figueirão, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria e Vicentina.
 
De acordo com o calendário, em junho Japorã e Laguna Carapã receberão atendimento. A primeira, de 19 a 23, e a segunda entre os dias 26 e 30. Vicentina receberá a equipe da carreta de 10 a 14 de julho; Jateí, de 17 a 21 de julho, e Novo Horizonte do Sul, de 31 de julho a 4 de agosto.
 
Quatro cidades serão contempladas nos meses de agosto e setembro: Juti (de 21 a 25 de agosto), Douradina (de 28 de agosto a 1º de setembro), Santa Rita do Pardo (de 11 a 15 de setembro) e Selvíria (de 18 a 22 de setembro). Nos três últimos meses do ano será a vez de Paraíso das Águas (de 2 a 6 de outubro), Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueirão (de 20 a 24 de novembro) e Alcinópolis (de 27 de novembro a 1º de dezembro).
 
Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça em 2018 - de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Importante lembrar que a carreta tem a estrutura de um pequeno fórum, com gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, recepção, espaço para advogado, além de copa e banheiros.
 
A unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, além de processos do Tribunal do Júri.
 
O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, desde o início não mediu esforços para alcançar o maior número possível de comarcas no menor tempo, fazendo da celeridade uma constante.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé