Notícias
TJMS inaugura Cejusc na Universidade Católica Dom Bosco no dia 29
23/06/2017 - 09:16
Esta notícia foi acessada 921 vezes.


A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) terá um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no campus universitário, o quinto Cejusc da Capital. A inauguração está agendada para as 9 horas do dia 29 de junho. O Centro faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que tem realizado diversas atividades como os Mutirões do DPVAT e da Energisa, que proporcionam acordos rápidos e bom para ambas as partes.

O espaço utilizado será o bloco da Clínica Escola, onde já estão instalados a 5ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e o Núcleo de Práticas Jurídicas e terá cinco salas para serem realizadas sessões de conciliação e mediação pré-processuais e de cidadania. Estas poderão ser subdividas em quatro unidades de atuação: Unidade de Conciliação e Mediação Extrajudicial, Unidade de Conciliação e Mediação da Justiça Comum, Unidade de Conciliação e Mediação Cível dos Juizados Especiais e Unidade de Conciliação e Mediação Criminal dos Juizados Especiais.

Com a parceria, o objetivo do presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, é instalar um Cejusc nas dependências da Universidade, fazendo com que haja fomento na conciliação e na mediação, como métodos alternativos de composição de litígios e possibilitando que acadêmicos da própria universidade atuem no Centro.

No Nupemec, o Des. Ruy Celso Barbosa Florence é o responsável pela Mediação e o Des. Vladimir Abreu da Silva é responsável pela Conciliação.

O Tribunal de Justiça supervisionará o Cejusc, disponibilizará técnicos para acompanhar os trabalhos desenvolvidos, orientará o uso dos sistemas de apoio jurisdicional, capacitará os mediadores e conciliadores que atuarão no Centro, bem como designará um juiz para homologar os acordos firmados.

Em Campo Grande já existem Cejuscs na Universidade Uniderp (Núcleo de Práticas Jurídicas), na Defensoria Pública, Unidade Horto Florestal; na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, além do instalado no TJMS, um dos mais eficientes do país.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé