Notcias
Carreta da Justia realiza sua primeira mediao em Paraso das guas
03/10/2017 - 05:00
Esta notcia foi acessada 905 vezes.


A Carreta da Justia, que faz parte do programa Judicirio em Movimento, iniciou nesta segunda-feira (2) os atendimentos na comarca de Paraso das guas, distante 290 km da Capital. E este primeiro dia comeou com muito atendimento populao e a realizao da primeira sesso de Mediao feita pela Carreta da Justia. Com isto, a Justia sul-mato-grossense d efetividade Resoluo 125 do CNJ, que implementa a poltica Judiciria Nacional, com vista boa qualidade dos servios e disseminao da cultura de pacificao social.

Para garantir o direito de confidencialidade, que os mtodos autocompositivos tm por princpio, no sero informados dados das partes que participaram da sesso de mediao, mantendo sigilo de todas as informaes obtidas no encontro.

Neste primeiro dia de atendimentos (2), tambm houve converses de unies estveis em casamentos e outros servios. A populao pode procurar a Carreta da Justia para resolver outras questes, como pedido ou reviso de penso alimentcia, execuo de alimentos, converso de separao judicial em divrcio, divrcio, reconhecimento de paternidade, investigao de paternidade, guarda e orientaes jurdicas. Tudo isto de forma rpida e totalmente gratuita.

Os atendimentos vo at esta sexta-feira (6), por isso no perca tempo e providencie a documentao necessria.

Saiba como participar ? A carreta tem jurisdio em todo o Estado e competncia para apreciar e julgar todas as aes de natureza cvel, criminal e juizados especiais distribudas durante suas jornadas, assim como atuar em mutires processuais, inclusive em processos do Tribunal do Jri. Na pauta, seguem aes referentes aos juizados especiais e justia comum, que tramitavam na sede da comarca a qual a nova comarca pertencia.

Para aproveitar bem todos os servios gratuitos da Carreta importante estar com os documentos necessrios, veja alguns:

a) reconhecimento de unio estvel ou converso em casamento:
- solteiros devem levar certido de nascimento;
- divorciados precisam da certido de casamento, com averbao do divrcio;
- vivos podem levar certido de casamento e certido de bito do (a) esposo (a) falecido (a), e a cpia do inventrio ou formal de partilha;
- documentos pessoais (RG e CPF) do casal e certido de nascimento dos filhos;
- duas testemunhas com documento (RG, Carteira de Trabalho ou CNH) que tenham conhecimento da convivncia do casal e no sejam parentes.

b) penso alimentcia:
- certido de nascimento da (s) criana (s); endereo de quem vai se pedir os alimentos; documentos pessoais (RG e CPF); nome e endereo de trs testemunhas.

c) execuo de alimentos: sentena que fixou os alimentos; certido de nascimento da (s) criana (s); endereo do devedor da penso alimentcia; documentos pessoais (RG e CPF) do interessado.

d) converso de separao judicial em divrcio: certido de casamento com averbao da separao judicial; endereo do cnjuge, caso no seja consensual; documentos pessoais (RG e CPF) do requerente ou do casal para consensual; documentao de bens imveis e mveis do casal, se ainda no houver sido feita a partilha na separao judicial.

e) divrcio: certido de casamento; endereo do cnjuge, caso no seja consensual; documentos pessoais (RG e CPF) do requerente ou do casal em caso consensual; certido de nascimento dos filhos; documentao de bens imveis e mveis do casal; nome e endereo de trs testemunhas.

f) reconhecimento de paternidade: certido de nascimento da criana ou da pessoa a ser reconhecida; documentos pessoais dos pais (RG e CPF).

g) investigao de paternidade: certido de nascimento da criana; endereo do suposto pai; documentos pessoais (RG e CPF) do interessado; nome e endereo de trs testemunhas.

h) guarda: certido de nascimento da criana; endereo do pai ou da me de quem se vai pedir a guarda; documentos pessoais (RG e CPF) do requerente; nome e endereo de trs testemunhas.

Alm dessas modalidades de ao, tambm ser possvel pedir informaes e esclarecimentos ou buscar muitos outros servios disponibilizados pelo Poder Judicirio, alm dos agendamentos j realizados para os processos que tramitam na comarca sede.

Prximos destinos ? De acordo com o calendrio, os prximos cidados a receberem os atendimentos da Carreta da Justia sero os de Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueiro (de 20 a 24 de novembro) e Alcinpolis (de 27 de novembro a 1 de dezembro).

Ladrio ser a primeira a receber a Carreta da Justia em 2018 - de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicao - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodap