Notícias
Servidores em movimento: equipe da Carreta da Justiça leva rotina nada usual
09/01/2018 - 10:12
Esta notícia foi acessada 1832 vezes.


O programa Judiciário em Movimento criou na Justiça sul-mato-grossense um novo ritmo de trabalho para o grupo de servidores e o próprio magistrado que atua na Carreta da Justiça. Percorrendo as cidades mais longínquas e pequenas de Mato Grosso do Sul, eles esbarram muitas vezes na falta de estrutura hoteleira para acomodá-los, entre tantas outras situações que somente quem vive com o pé-na-estrada sabe compreender.

Bom humor para superar as adversidades tem sido a chave da equipe que cativa muitas amizades e admiradores por onde passam. ?Em cada novo local eu recebo uma enxurrada de novas solicitações de amizades no Facebook?, afirma o juiz que atua na Justiça Itinerante do Estado de MS, Luiz Felipe Medeiros Vieira, magistrado, aliás, muito conhecido pelo seu jeito extrovertido de ser.

Bem-humorado, ele chega a tirar fotos de alguns hotéis em que se hospeda, registrando algumas cenas inusitadas, com direito a selfie com o chiclete verde grudado na cabeceira da cama. Neste quarto, por exemplo, o guarda-roupas não tinha uma porta e a privada estava sem o assento, o que, aliás, foi motivo para o juiz tirar uma foto com o ?antes e depois?, após conseguir na recepção um assento para o vaso. O serviço do hotel incluiu ainda um recém-instalado ar condicionado split, conforme o reboco da obra mostrava, um sabonete usado de brinde e uma ?TV 4K?, segundo brinca o magistrado. 

?Não nos importamos com luxo, pode ser simples, desde que seja limpinho?, afirma a chefe de cartório, Renata Queiroz. ?O complicado é chegar num hotel com coleção de sete ou oito sabonetes usados, entre outras nojeiras?, afirma a servidora Ivani Andrade. Em geral, cada cidade oferece uma opção de pousada, então, quando a situação é muito crítica, o único jeito do grupo é se alojar em cidades vizinhas ou correr para a casa de parentes e amigos.

Foi o que fizeram após as tentativas de descanso noturno não surtirem efeito diante da ?dança dos ratos? no forro do quarto onde se hospedavam, contam os servidores e xarás Rafael e Rafael. Um deles, aliás, numa caminhada com o grupo no fim de tarde, encontrou uma cachorrinha perdida. Eles retornaram com o filhote pela trilha por mais de uma hora e, apelidada de nada menos do que ?carretinha?, a cadelinha ganhou direito a visita no veterinário e acabou adotada por um morador da cidade onde estavam.

Se às vezes muitos não veem a hora de chegar a sexta-feira para se despedir do rostinho dos colegas de serviço, esta realidade pode ser bem mais aguardada pelo grupo da Carreta. Isto porque algumas semanas se tornam bastante cansativas, pois, ter que tomar café da manhã com seus colegas, almoçar e jantar juntos, fazer uma caminhada no final de tarde com a equipe de trabalho e, tudo isto após permanecerem o dia todo trabalhando juntos, pode ser ainda agravado pela noite juntos. Isto mesmo, pois, muitas vezes, por falta de vagas, os servidores precisam dividir o quarto com o colega de serviço, único momento do dia, que, teoricamente, eles teriam uma privacidade para si e para entrar em contato com seus familiares.

Até mesmo os finais de semana para o grupo da Justiça Itinerante de MS são mais curtos. Dependendo da localidade, eles viajam já no início da tarde de domingo para, no outro dia cedo, cumprirem expediente na Carreta.

Mas eles também têm muitos pontos positivos a comemorar: a equipe recebeu ao longo do ano de 2017 três monções honrosas por onde passaram. A última homenagem foi da Câmara de Vereadores de Figueirão. Fora que, em alguns locais, eles são tão bem recebidos que se tornam uma espécie de celebridade, com direito a pedidos da população local para tirar fotos com a equipe do Judiciário.

Brincadeiras a parte, o juiz e os servidores da Carreta da Justiça merecem do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul um especial agradecimento pelo exemplar trabalho executado durante todo o ano de 2017, rotina que muitos, aliás, não se disporiam a cumprir. Deixando pais, namorados (as), esposas, maridos e filhos para pegarem a estrada e cumprirem seu expediente itinerante ao longo de várias e várias semanas.

Um grupo que, certamente, fez a diferença na vida de muitos jurisdicionados de Mato Grosso do Sul, quebrando paradigmas, fazendo amigos e mostrando que a justiça vai até o portão da casa daqueles que mais encontram dificuldades de bater às portas do Poder Judiciário.

O Poder Judiciário de MS agradece a toda a equipe da Carreta da Justiça:

Luiz Felipe Medeiros Vieira ? juiz
Renata Queiroz Alves Nakamura ? chefe de cartório
Renata Berg Villas Boas? conciliadora
Rafael Cândia José ? conciliador
Rafael Damiani Guenka ? assessor jurídico
Ivani Corrêa Andrade ? analista judiciário
Edvana de Andrade Farias ? analista judiciário
José Carlos Francisco da Silva ? motorista da Carreta
Além dos ATIs do Centro Integrado de Justiça (Cijus) que se revezam semanalmente.

Agradecimento ainda ao grupo de PMs que, em turnos de revezamento, fazem a escolta, segurança e patrulha da carreta e segurança do juiz a cada semana.

Calendário ? As atividades da Carreta da Justiça deste ano recomeçam em Ladário, de 22 a 26 de janeiro. A seguir será a vez de Bodoquena, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, e Guia Lopes da Laguna, de 5 a 9 de fevereiro.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé