Notícias
Desembargador do Paraguai conhece Juizados Especiais de MS
09/02/2018 - 14:32
Esta notícia foi acessada 1252 vezes.


O Des. Favio Alberto Cavañas, do Tribunal do Departamento de Concepción, no Paraguai, conheceu, nesta quinta-feira (8), a estrutura dos Juizados Especiais de Mato Grosso do Sul, que sempre foi referência nacional. O presidente do Conselho Supervisor dos Juizados Especiais, Des. Paschoal Carmello Leandro, foi quem conduziu a visita.

Primeiro, o magistrado paraguaio conheceu as instalações do Tribunal de Justiça de MS e foi recepcionado pelo vice-presidente do TJ, Des. Julizar Barbosa Trindade.

Em seguida, foi conhecer o Centro Integrado de Justiça (Cijus), onde estão as varas dos Juizados Especiais da Capital, além da Central de Processamento Eletrônico (CPE). O diretor do foro dos Juizados, juiz Emerson Cafure, e o diretor da CPE, juiz Paulo Afonso de Oliveira, mostraram as modernas instalações do Centro Judicial, que fica localizado, estrategicamente, no centro da Capital.

Favio Cavanãs disse que tudo caminha para que o Paraguai replique a forma de trabalho exitosa do TJMS. ?É viável e inevitável. Vocês estão na vanguarda deste processo e nós estamos apenas começando. Embora tenhamos leis modernas, o sistema interno, administrativo, ainda não está acompanhando esta modernidade?, disse o magistrado paraguaio, que classificou a visita como ?uma experiência enriquecedora?.

O Des. Paschoal pontuou que há muito tempo o Poder Judiciário está em contato com as autoridades judiciárias do Paraguai, mantendo um intercâmbio permanente de ideias e ações, em especial quanto aos Juizados Especiais.

?Nós sempre pensamos nesta troca de experiências entre Brasil e Paraguai, principalmente em relação aos juizados, e hoje estamos recebendo a visita do Des. Favio. Acredito que ele teve uma boa impressão, vendo o nosso desenvolvimento tecnológico, com o processo eletrônico e com a CPE. Vamos manter este intercâmbio, bom para os dois países?, pontuou o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé