Notícias
Carreta da Justiça atende cerca de 300 pessoas na comarca de Caracol
02/03/2018 - 17:06
Esta notícia foi acessada 605 vezes.


Esta semana, a pacata cidade de Caracol, com pouco mais de cinco mil habitantes, recebeu o juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira e a equipe de servidores da Carreta da Justiça, que foram até a comarca para levar a justiça mais próxima da população.
 
Durante toda a semana, a unidade móvel da justiça ficou estacionada em frente à praça para atender os caracolenses que buscaram serviços jurídicos de ações de natureza cível, criminal e juizados, como conversão de união estável em casamento, divórcios, dissoluções de união estável, pedidos de concessão e exoneração de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, exames de DNA, além das audiências cíveis e criminais.
 
De acordo com o relatório da Carreta, 296 pessoas foram atendidas. Destas, 31 foram em busca de orientações gerais, 32 procuraram os serviços da Defensoria e 27 requereram a expedição da carteira de identidade (21 de 1ª via e seis de 2ª via), além de 18 agendamentos para expedição de RG em Jardim e do mutirão de execução fiscal, uma tentativa de resolução das contendas de modo simplificado, com resultados eficazes e satisfatórios para as partes.
 
Na terça-feira (27/02), o juiz Luiz Felipe presidiu a primeira sessão de julgamento do Tribunal do Júri da comarca. O plenário ficou lotado de pessoas que foram prestigiar o julgamento, trabalho considerado histórico e os jurados deslocaram-se de Bela Vista, quase 70 km de distância, para participar de tão importante sessão de julgamento.
 
No final, foi possível contabilizar 49 reconhecimentos de união estável e sua conversão em casamento, cinco ações de alimentos envolvendo fixação, guarda e regulamentação de visitas, um divórcio, uma investigação de paternidade e 13 cobranças. No total, foram abertos 69 processos.
 
Questionado sobre como foi presidir o primeiro júri da comarca, o juiz Luiz Felipe destacou o sentimento de dever cumprido por poder dar à sociedade uma resposta para um processo que tramitava há 10 anos.
 
?Não podemos esquecer da qualidade da prestação jurisdicional, da dedicação dos servidores da Carreta da Justiça, das parcerias com as prefeituras. Nosso trabalho só alcança a eficiência com o envolvimento de todos os atores?, disse.
 
Na próxima semana, a unidade móvel estará em Antônio João.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé