Notícias
Três Lagoas terá Justiça Itinerante a partir do segundo semestre
27/06/2018 - 12:34
Esta notícia foi acessada 882 vezes.


Na manhã desta terça-feira (27), o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Divoncir Schreiner Maran, oficializou a Justiça Itinerante na comarca de Três Lagoas, com a doação de um ônibus adaptado para o serviço, recebido da empresa Eldorado Brasil Celulose. No encontro, participaram o Des. Paschoal Carmello Leandro, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, o juiz auxiliar da presidência do TJ, Flávio Saad Peron, o diretor-geral do TJ, Marcelo Vendas Righetti, e os representantes da Eldorado, Elcio Trajano Jr. e Fábio de Paula.

O ônibus no valor de R$ 590 mil foi doado com recursos próprios da empresa, atendendo ao pedido do Judiciário estadual, que pretende aumentar a atuação na comarca de Três Lagoas, que se tornou de Entrância Especial no ano de 2016. O município tem cerca de 117 mil habitantes e vivenciou um grande crescimento econômico na última década, impulsionado, principalmente, pela indústria de celulose.

?Na comarca de Três Lagoas com certeza existe uma grande demanda para nossos serviços, como de conversão de união estável em casamento, pequenas dívidas, que beneficiarão também os funcionários da Eldorado?, disse o presidente do TJMS, que pretende fazer o lançamento do serviço em julho.

Um dos grandes objetivos da Justiça Itinerante é chegar às populações mais carentes, que dificilmente procurariam a justiça, explicou o Des. Paschoal. Segundo o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, o modelo a ser seguido em Três Lagoas deve ser semelhante ao da Capital, que vai a diversos bairros da periferia, e de Dourados, que, além dos bairros, vai até distritos e até na cidade de Laguna Carapã.

?As pessoas mais humildes têm, às vezes, dificuldades para ir ao fórum e deixam de buscar seus direitos, e a Justiça Itinerante serve como um fórum móvel que vai até o cidadão para ajudá-lo a resolver conflitos e regularizar situações de fato?, explicou o Des. Paschoal.

Durante a reunião, os representantes da empresa Eldorado disseram ao presidente do TJMS que o modelo de ônibus da Justiça estadual é muito interessante, pela mobilidade de ir onde a população está, fazendo diferença na vida da comunidade.

?O ônibus repassado pela Eldorado está orçado em aproximadamente R$ 590 mil e irá colaborar com a ampliação dos atendimentos para a população da região leste do Estado, local onde concentramos nossas operações florestais, logísticas e industriais?, explica o diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil, Elcio Trajano Jr.

Ainda segundo a empresa, a doação não se trata de uma compensação ambiental, tendo sido feita com recursos próprios, a pedido do Tribunal de Justiça. ?Este pedido foi analisado criteriosamente pela companhia e a decisão de aportar recursos próprios no repasse deste ônibus demonstra claramente o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Estado e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região em que nosso negócio está inserido?, comenta o gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil, Fábio de Paula.

Com a entrega, ficou definido que no mês de julho haverá uma solenidade, na comarca de Três Lagoas, para lançar o serviço para a população.



Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé