Notícias
1º Encontro de Gestão por Competências do PJMS capacita 500 servidores
02/07/2018 - 18:25
Esta notícia foi acessada 953 vezes.


Durante os dias 28 e 29 de junho, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoal e da Escola Judicial (Ejud-MS), realizou em Campo Grande, o 1º Encontro de Gestão por Competências do PJMS. Pelo menos 500 servidores, entre Gestores da Secretaria do Tribunal de Justiça e das Comarcas do Estado, participaram do evento que trouxe a Leme Consultoria, a maior especialista do Brasil em gestão de pessoas por competências.

A abertura do encontro aconteceu na quinta-feira (28), no Plenário do Tribunal de Justiça, com a palavra do Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, diretor da Ejud-MS, e do Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal, Raphael Vicente Bilinski, para 200 gestores que atuam na Secretaria do TJMS. Neste dia, o palestrante Rogério Leme iniciou sua consultoria com a visão geral da gestão por competências, abordando a avaliação por desempenho e a importância do feedback, além da homologação dos descritivos de função, construído de forma democrática entre gestores e servidores. No total, o Poder Judiciário de MS teve 607 funções mapeadas, 11 competências comportamentais identificadas e 55 indicadores.

Na sexta-feira (29), último dia do encontro, 300 gestores de todas as comarcas do Estado de MS se reuniram no Novotel para receberem informações acerca do processo de implantação do modelo de Gestão por Competências no âmbito do PJMS.

?Nestes dois dias, conseguimos reunir mais de 10% dos servidores do Poder Judiciário. Naturalmente, que todo este conhecimento agregado ao servidor tem reconhecimento do Judiciário de MS, que hoje tem gestores empenhados na melhoria da prestação jurisdicional?, disse o diretor da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso.

Para o magistrado, que esteve nos dois dias de encontro, hoje o Tribunal de Justiça é gerido de forma descentralizada, voltada para qualidade do atendimento para o jurisdicionado. ?É uma realidade que hoje o TJMS não é mais conduzido apenas pelo seu presidente, mas sim por Diretores, chefes de cartórios entre outros, engajados em bem servir. É importante confiar o trabalho àqueles que o desenvolvam com excelência?, explicou o Des. Júlio Roberto.

As primeiras experiências de implantação da Gestão por Competências começaram em 2007 no Poder Judiciário. Mas foi a partir de 2015 que a ideia tomou corpo, com a Portaria nº 793/2015 e a efetivação do Comitê de Implantação, composto atualmente por seis membros.

O Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoal, Raphael Vicente Bilinski, que compõe o Comitê de Implantação, explica que o foco é no desenvolvimento do servidor. ?Não se trata de pressionar as pessoas por resultados. Queremos avaliar o desempenho do servidor, para saber o conhecimento, habilidades e atitudes. A partir deste ?gap? (diferença entre a competência do servidor e o que é demando a ele), iremos criar uma política de capacitação, para desenvolvê-lo, de modo completo e integralizado aos anseios do Poder Judiciário?, disse Raphael.

E foi isto que o consultor deste 1º Encontro de Gestão por Competências, Rogério Leme, buscou despertar nos 500 gestores do PJMS. Para ele, o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Gestão de Pessoal e a Ejud-MS estão coesas neste projeto e acertaram, ao trazer a Gestão por Competência para o Judiciário de MS.

?A importância da Gestão por Competência, independente de ser para inciativa privada ou para o setor público, é atingir melhores resultados para a população e isto a gente só vai conseguir por meio das pessoas. Competência, então, é a matéria-prima para atingir resultados?, disse Leme.

Conheça: A mais conhecida definição de competência foi formulada por Scott B. Parry, em 1996, e adotada pelo TJMS por ser a mais coerente com o modelo Instituído no âmbito do Poder Judiciário de MS. Segundo a definição, competência é um agrupamento de conhecimentos, habilidade e atitudes correlacionadas, mas conhecido pela sigla CHA.

O Projeto de implantação da Gestão por Competência está inserida no Plano Estratégico do PJMS 2015-2020 como ferramenta para atender o macrodesafio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): Melhoria da Gestão de Pessoas.

Além disto, está embasada nas seguintes legislações: O Decreto n. 5707, de 23 de fevereiro de 2006; Acordão TCU nº 3.023/2013; Resoluções CNJ 192/2014 e 240/2016.


Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé