Notícias
Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra
20/11/2020 - 08:04
Esta notícia foi acessada 289 vezes.


O ano de 2020 foi completamente atípico em todo o mundo e a discussão sobre questões raciais esteve em alta praticamente o ano inteiro. Casos de racismo estiveram em pauta em todos os noticiários, evidenciando a necessidade de um debate em busca de mudanças.

No Brasil, segundo dados do IBGE, 56,2% da população se autodeclara preta ou parda, tornando-se maioria. 

Entre as pessoas abaixo da linha de pobreza, 70% eram de cor preta ou parda.
De acordo com o IBGE, no Brasil a população de cor ou raça preta ou parda possui severas desvantagens em relação à branca, no que tange às dimensões contempladas pelos indicadores de: mercado de trabalho, distribuição de rendimento e condições de moradia, educação, violência e representação política.

A superação dessas desigualdades raciais é o maior desafio desse século. Além disso, o racismo vem crescendo no mundo e, é preciso que a sociedade esteja aberta ao diálogo, dando voz aos representantes dos movimentos em prol dos negros, em busca de condições de igualdade a todos.

Para tanto, é fundamental pensar e praticar políticas de igualdade e, nesse sentido, desde agosto de 2018, o Tribunal de Justiça de MS, instituiu o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, órgão que busca discutir ações para diminuir a desigualdade que permeia os grupos sociais.
 
Deste modo, o Comitê propõe uma profunda reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
 
A consciência negra visa a liberdade de um povo, de poder estar onde se deseja, sem julgamentos pelo tom da pele ou características herdadas de antepassados. A partir disso, talvez seja possível o desenvolvimento da humanidade, que se tornará mais digna e justa em um mundo de paz. 

Saiba mais ? Instituído oficialmente em 2011, por meio da Lei Federal n. 12.519, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro para lembrar a história e riqueza de um povo ajudou a construiu o Brasil.
 
A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, considerado pelo movimento negro brasileiro como símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro. Além disso, esse dia visa dar destaque a um espaço de debates sobre desigualdades.

A consciência significa liberdade, paz, desenvolvimento e humanidade.
20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.
 
Comitê de Gênero Raça e Diversidade e Coordenadoria da Mulher em Situação Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.



Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé