Notícias
Nupemec capacita profissionais para mediação e conciliação judicial
12/08/2021 - 15:10
Esta notícia foi acessada 544 vezes.


O Tribunal de Justiça de MS, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e com apoio da Escola Judicial (Ejud/ms), entre os dias 2 e 7 de agosto, realizou mais uma edição do curso de formação de conciliadores judiciais. Executado pela plataforma Microsoft Teams, o curso teve a participação de alunos de várias comarcas do interior do Estado, os quais receberam instruções sobre os métodos adequados de solução de conflitos.

Nesta edição, 16 alunos participaram do módulo teórico, que possui uma carga horária total de 40 horas. Para estarem aptos na atuação como conciliadores, porém, os participantes ainda devem concluir um período de 60 horas de estágio supervisionado, que pode ser cumprido até o dia 7 de agosto de 2022, por meio de participação em sessões de mediação e conciliação, por videoconferência, permitindo ao aluno que não reside na Capital ou em comarca onde não tenha um Cejusc instalado a oportunidade de concluir sua formação.

O curso de formação de conciliadores judiciais ministrado pelo Nupemec do TJMS segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), previstas na Resolução 125/2010, a qual dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Participaram alunos de Fátima do Sul, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, que foram instruídos pelas servidoras Andreia de Lima Duca Bobadilha e Ednéia Alves de Souza Amaral nas técnicas adequadas para auxiliar os magistrados de suas respectivas comarcas na solução de conflitos.

De iniciativa dos coordenadores do Nupemec, Des. Ruy Celso Barbosa Florence e Des. Vladimir Abreu da Silva, e em parceria com o diretor da EJUD, Des. Dorival Renato Pavan, o curso ministrado pelo Nupemec é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam).


Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé