Notícias
Entra em operação Xian, o primeiro robô a atuar nos processos do PJMS
05/05/2022 - 20:25
Esta notícia foi acessada 826 vezes.


O dia 5 de maio de 2022 ficará marcado na história do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul: na presença do Des. Carlos Eduardo Contar, presidente do Tribunal de Justiça, de juízes auxiliares e da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) a justiça sul-mato-grossense colocou em operação o robô Xian – iniciando a Automação Robótica de Processos (Robotic Process Automation/RPA) do PJMS. 

Para marcar a data, simbolicamente foi criada até uma certidão de nascimento do primeiro trabalhador digital do Poder Judiciário de MS e um avatar para simbolizá-lo como o primeiro robô a realizar atividade em ambiente de produção dos processos do PJMS efetivamente. 

A automação robótica de processos é uma tecnologia de software que facilita a construção, a implantação e o gerenciamento de robôs de software que imitam ações humanas, interagindo com sistemas de softwares digitais. A novidade tecnológica é resultante da necessidade de automações para a Central de Processamento Eletrônico (CPE) para otimizar o trabalho intelectual.

Na prática, as tarefas que não demandam análise são terceirizadas para o robô, deixando para os servidores tempo para cuidar de outros itens no trâmite do processo. Esse primeiro robô, o Xian, que já movimentou o primeiro processo em produção, realiza suas atividades em 75 segundos enquanto um servidor realiza as mesmas tarefas em 15 minutos, em média.

Em uma análise rápida, os benefícios de se ter essa tecnologia em favor da justiça de MS impressionam: o robô realiza tarefas até cinco vezes mais rápido que um ser humano, resultando e imediato aumento de produtividade; é possível ajustar o número de robôs de acordo com a demanda; o robô mantém o padrão de qualidade nas tarefas para as quais está programado a desenvolver e atua em tempo integral, em alta performance.

O uso da automação robótica de processos resulta ainda em significativa redução dos erros de processamento, já que segue fielmente sua programação, não existindo risco de erros na execução das tarefas quando bem definidas. Além disso, o robô otimiza a integração de aplicativos e sistemas, podendo ser programado para realizar tarefas em períodos agendados ou 24 horas por dia, durante o ano inteiro.

A utilização do Xian não representa apenas celeridade na entrega da justiça para a população – converte-se em benefícios financeiros para o Poder Judiciário. Uma conta simples pode mostrar a praticidade da utilização desse robô: um servidor realiza seis tarefas em uma hora de trabalho enquanto o robô realiza 120 dessas mesmas ações, no mesmo prazo. Em 30 dias, um servidor pode contabilizar 135 ações e o Xian chega a 3.600. 

Importante destacar que esse primeiro robô foi programado para movimentar os processos após publicação no Diário da Justiça e isso significa dizer encontrar os processos com publicação certificada, extrair os prazos das certidões de publicação e movimentar os processos para as filas de trabalho com o devido prazo, deixando os servidores livres para se concentrarem em tarefas que exijam mais. 

De acordo com a programação, os próximos robôs serão preparados para movimentar processos em fase de ROPVs, no setor de Precatórios; fazer as comunicações dos processos criminais para baixa definitiva e minutar requisição de bloqueio de valores por meio do SISBAJUD. 

Além do presidente do TJMS, estavam presentes a este momento inovador os juízes auxiliares da presidência do TJMS Eduardo Eugênio Siravegna Jr., Fernando Paes de Campos e Fábio Possik Salamene; o diretor da CPE, juiz Vitor Luis de Oliveira Guido; o diretor-geral do TJMS, Marcelo Vendas; o diretor da Comunicação, Carlos Kuntzel, e o diretor de Secretaria de Bens e Serviços, Clóvis Rampazo Jr.

Integram a equipe da TI que apresentou a novidade tecnológica o diretor de Secretaria de TI, Luciano Correia Pereira Filho; a diretora do Departamento de Sistema Jurisdicional, Liriane Aparecida da Silva Nogueira, e os servidores Damião Rodrigues, Altair Júnior Ancelmo Soares, Christiano Moreira Medeiros e Éder Carlos Jacomini Ramos – todos avalizados pelo Des. Alexandre Bastos, que responde pelo comitê de Governança de Tecnologia da Informação do TJMS e trouxe o julgamento virtual para a justiça sul-mato-grossense.


Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé