Notícias
Tribunal de Justiça instala Galerias de Juízes Titulares e homenageia servidores
23/05/2022 - 16:08
Esta notícia foi acessada 1309 vezes.


Nesta segunda-feira, dia 23 de maio, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Carlos Eduardo Contar, esteve nas comarcas de Anastácio e Dois Irmãos do Buriti para a entrega da Galeria dos Juízes Titulares, ação da atual gestão do TJMS que visa preservar o patrimônio histórico e imaterial do Poder Judiciário estadual. Também na comarca de Anastácio houve a entrega da Medalha de Bons Serviços Judiciários, pelos relevantes serviços prestados, a 16 servidores com mais de 10 anos de atuação. 

Por ocasião das solenidades, o presidente do TJ falou da importância da instalação das galerias, como representação simbólica do agradecimento da administração do Tribunal de Justiça aos juízes que se dedicaram à causa da justiça nas respectivas comarcas.

“Eu tenho para mim que nós não somos, nós estamos e muitos aqui já passaram, outros virão, e com o tempo este registro há de se perder na memória dos habitantes. Nada mais justo do que gravarmos num mural ou de uma forma perene, o nome, a figura daqueles que deixaram aqui uma marca. Então esta é a razão de eu percorrer várias comarcas de nosso Estado, instalando estas galerias com a intenção exatamente de prestigiar, de homenagear e deixar para todos aqueles que pesquisarem pela história da respectiva comarca, o nome destes personagens que aqui viveram e dedicaram bons anos de suas vidas”, destacou o Des. Carlos Eduardo Contar. 

A Galeria dos Juízes Titulares possui o registro histórico do primeiro juiz titularizado, desde a criação da comarca, até o último a ocupar o cargo. Em nome dos magistrados homenageados na galeria, a juíza Nária Cassiana Silva Barros falou da relevância destes registros nas comarcas, como também da importância de prestar uma homenagem aos servidores. 

Em seu pronunciamento, o juiz diretor do Foro de Anastácio, Luciano Pedro Beladelli, enalteceu, em primeiro lugar, a ótima gestão que vem sendo desempenhada pelo presidente Carlos Contar à frente do TJMS. O juiz diretor citou seu sentimento de gratidão pelo ato de reconhecimento dos juízes e servidores que atuam na comarca, como também sua satisfação pessoal em judicar há oito anos em Anastácio.

Por fim, parabenizou os servidores homenageados pela valorização de seu trabalho: “pela prestatividade com que desempenham suas funções, o que é determinante para uma prestação jurisdicional célere e que esteja de acordo com a ética e os princípios que norteiam a Constituição Federal”.

Logo após inaugurar a Galeria dos Juízes Titulares, foi realizada no plenário do júri da comarca a cerimônia de entrega da Medalha de Bons Serviços Judiciários a um grupo de 16 servidores que receberam das mãos do presidente do TJMS a honraria na presença de colegas e familiares.

O presidente destacou que a entrega das medalhas é um “momento dedicado àqueles que são ocultos, pouco lembrados e que muito significam para nós gestores, pois atrás desta posição de comando existe uma máquina e esta máquina é formada por seres humanos, por pessoas dedicadas, comprometidas, de responsabilidade e muita competência”.

A Medalha de Bons Serviços Judiciários foi instituída por meio da Resolução nº 245, de 5 de maio de 2021, e reconhece décadas de dedicação e estabilidade, voltados à melhoria dos serviços, com o transcorrer de tantos anos na prática do serviço público judicial estadual. Foram entregues 12 medalhas de bronze para servidores com mais de 10 anos de serviço; uma medalha de prata (mais de 20 anos de serviço); uma medalha de ouro (mais de 30 anos) e duas servidoras foram agraciadas com medalhas na categoria platina (mais de 35 anos de atuação).

O evento em Anastácio contou com a presença do prefeito de Anastácio, Nildo Alves de Albres; do juiz diretor do Foro da comarca de Anastácio, Luciano Pedro Beladelli; do presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), juiz Giuliano Máximo Martins; além dos juízes Nária Cassiana Silva Barros (Paranaíba); Jorge Tadashi Kuramoto (Rio Brilhante); Juliano Duailibi Baungart (Aquidauana); Ronaldo Gonçalves Onofri (Aquidauana), Alysson Kneip Duque (Miranda), e demais autoridades locais.

Já o ato de instalação da Galeria dos Juízes Titulares em Dois Irmãos do Buriti contou com a presença, além de autoridades locais, do juiz em substituição legal na comarca, Aluízio Pereira dos Santos; do presidente da Amamsul, juiz Giuliano Máximo Martins, e dos juízes Cláudio Müller Pareja (Sidrolândia) e Alysson Kneip Duque (Miranda). 

Desde março, já foram inauguradas as Galerias dos Juízes Titulares de Sonora, Rio Verde de Mato Grosso e Ribas do Rio Pardo. Ao longo do ano outras comarcas receberão suas galerias.

Galeria dos Juízes Titulares da comarca de Anastácio:

Jorge Tadashi Kuramoto 
Nária Cassiana Silva Barros 
Luciano Pedro Beladelli 

Galeria dos Juízes Titulares da comarca de Dois Irmãos do Buriti:

Cláudio Müller Pareja
Alysson Kneip Duque
Diogo de Freitas

Servidores da comarca de Anastácio homenageados:

Medalha de Bons Serviços Judiciários – Platina:

Rozane Rodrigues
Cleuza da Luz Martins

Medalha de Bons Serviços Judiciários – Ouro:

Rosilene Rodrigues de Barros

Medalha de Bons Serviços Judiciários – Prata:

José Vaz

Medalha de Bons Serviços Judiciários – Bronze:

Moézis Medina Rodrigues 
Patricia Martins de Oliveira
Tiago Eduardo da Silva Pontes
Fabiana Delgado Marti do Espírito Santo
Carina Neres de Araújo
Gislaine Vieira de Oliveira Ortiz
Vanessa Aparecida Silva Oliveira Espinosa
Veridiana Cristóvão Alves
Rodolfo Barbosa Falcão
Raimunda Gomes de Brito Duarte
David Soares de Arruda
Heraldo Tomaz da Silva

*relação completa dos servidores incluindo aqueles que não puderam comparecer à solenidade


Autor da notícia: Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br


Voltar
Seu nome:
Seu email:
Email dos amigos
(no máximo 10 emails separados por vírgulas):
Mensagem:
Logo TJMS rodapé